Print Page   |   Contact Us   |   Your Cart   |   Sign In
Community Search
Calendar

9/28/2016
Online Course: 2016 Materials Development for Online Language Courses

9/30/2016 » 10/8/2016
L2DL/AZCALL 2016

(DES) CORTESIA: expressão de cultura(s)?
Tell a Friend About This EventTell a Friend
 

12/2/2014 to 12/5/2014
When: 12/2/2014
Where: Universidade Cruzeiro do Sul – campus Anália Franco
Sao Paulo
Brazil

« Go to Upcoming Event List  

 

Click here to visit the event website 

A concepção comum, trivial da cortesia a reduz vulgarmente ao respeito e ao estrito cumprimento das normas de civilidade. Dado o seu caráter mecânico, ordenado, repetitivo, é, muitas vezes, circunscrita como um simples ritual.

A abordagem sociológica, inspirada nos trabalhos goffmanianos que defendem a dimensão de «face» e «território», subscreve-a como uma forma de preservação do caráter sagrado da «face», na medida em que privilegia a relação e a consideração pelo outro.

Paralelamente, é entendida como uma norma social, assente numa ética e numa deontologia, aprovando ou condenando determinadas formas de conduta. Mais do que uma ritual, uma forma de conduta, uma norma social, um ritual, a cortesia deve ser considerada uma competência social.

A cortesia é um fenômeno universal, todavia há diferentes modos de concebê-la e múltiplas estratégias verbais para expressá-la, que decorrem naturalmente da multiplicidade de fatores socioculturais subjacentes ao comportamento verbal.

Para este evento, considera-se a abrangência dos estudos sobre a polidez/cortesia que envolvem tanto a sua ocorrência como a sua ausência.a sua ocorrência como a sua ausência. Nesse sentido, serão acolhidos trabalhos que contemplem a manifestação tanto da cortesia quanto da descortesia.

Além disso, conscientes de que a (des)cortesia não pode ser um fenômeno que se restringe a abordagens linguístico-discursivas, o Congresso Internacional Interdisciplinar (DES) CORTESIA: expressão de cultura(s) deseja igualmente convidar à reflexão sobre as diferentes manifestações que decorrem das idiossincrasias culturais, evidenciando as similitudes e dicotomias que podem emergir de uma abordagem intercultural.

Assim, a Universidade Cruzeiro do Sul, em parceria com a Universidade Aberta, a Universidade de S. Paulo e a Universidade Estadual de Campinas propõe o II Congresso Internacional Interdisciplinar (DES) CORTESIA: expressão de cultura(s) ? com o objetivo de propiciar ampla discussão acadêmica e científica sobre o tema, promovendo o intercâmbio das pesquisas desenvolvidas em diferentes Universidades em diversas partes do mundo, esperando contribuir, de forma profícua, para o aprofundamento de estudos na área. Sendo um evento temático de âmbito mundial, estão previstas quatro conferências, oito mesas-redondas e trezentas e cinquenta comunicações orais.

É, pois, com muito prazer que convidamos a comunidade acadêmica a dialogar conosco.

Sign In


Forgot your password?

Haven't registered yet?

Latest News